Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Relatório de Estágio Supervisionado II: Docência em Língua Portuguesa

          Instituto de Ensino Superior do Amapá
          Professor: Sílvio Nazareno de Sousa Gomes
          Acadêmica: Adriana da Silva Formigosa
          Turma: 5 LIC-E-N

         O Estágio Supervisionado II do curso de Letras Licenciatura/ Espanhol realizado sob a orientação do Professor Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, ocorreu durante o primeiro semestre de 2011, numa escola pública de Macapá, onde foi possível interagir de modo significativo no cotidiano escolar. Este se tratou de uma experiência pragmática que proporcionou um momento de inserção na realidade do profissional da educação, permitindo o confronto entre a teoria e prática subjacentes ao contexto escolar, consistindo assim num marco para minha trajetória acadêmica. 
Assim, a partir inserção na escola foi realizado o período de estagio na Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, entre os dias 19 a 26 de abril de 2011, na turma 222 do segundo ano do ensino médio, incluindo atividades de regência de classe sob a orientação de o professor titular da turma Sílvio Nazareno. Constatou-se a importância da regência para o acadêmico de licenciatura, pois o curso proporciona essa interação prévia entre escola, alunos e professores, antes da formação acadêmica.
O primeiro dia de estágio no dia 19/04 e no segundo 20/04 não foi possível aplicar o conteúdo, pois escola encontrava-se aplicando um projeto que é a realização de um provão com todas as disciplinas para os alunos, mas participei da aplicação e correção das provas juntamente com o professor da turma. No dia 26/04,foi realizada a docência com a apresentação e explicação sobre: o que é descrição, elementos básicos para se fazer uma descrição coerente, elementos descritivos, conceitos de descrição objetiva e subjetiva e produção de texto.
Para tanto, o estágio proporcionou-me conhecer de perto o funcionamento da escola, o trabalho do professor de Língua Portuguesa e tendo como tarefa, a condução de uma sala de aula. Pois acompanhar a rotina da turma foi um desafio, uma árdua experiência, enfrentar uma sala de aula lotada não considero uma tarefa fácil, mas ao mesmo foi tempo gratificante a troca de conhecimento, tentando sempre alcançar o principal objetivo que era levar o aluno a diferenciar os tipos de descrição através da elaboração de textos, instigando a produção independente.
O estágio supervisionado ll, teve grande contribuição para minha trajetória acadêmica, com a possibilidade de colocar em pratica os conhecimentos teóricos ensinados no ambiente da faculdade. A docência realizada no ensino médio veio despertar mais o interesse em seguir esta carreira, que apesar das dificuldades que seguem o ensino público é possível fazer a diferença se cada profissional fizer sua parte. Através do contato com os alunos pude desenvolver minha oratória e conhecer o ambiente melhor o ambiente escolar, ou seja, foi um momento que só contribui positivamente para a minha vida profissional.


BIBLIOGRAFIA

PIMENTA, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio de docência. São Paulo: Cortez, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário