Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Relatório de Leitícia R. da S. Rocha

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO
Este relatório será composto pelas experiências vivenciadas em sala de aula após 5 (cinco) aulas de docência em Língua Portuguesa na E. E. Nilton Balieiro Machado na turma 122 do ensino médio. Expondo os pontos positivos e negativos, importantes para futuro profissional do acadêmico, encontrados no dia a dia da docência. O estágio se desenvolveu em 5 aulas, tendo assim a exposição do assunto proposto, exercício de fixação e trabalho e seminário em grupo.
A Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado é uma escola que impressiona por ser uma escola limpa e bem cuidada por alunos e funcionários, necessitando de pequenos ajustes. Sua estrutura atende alunos do ensino fundamental e médio, em sua maioria de classe média baixa dos bairros Marabaixo I, II e III da zona oeste da cidade de Macapá. Suas salas suportam de 45 a 50 alunos, refrigerada por 4 ventiladores que dependendo do clima do dia não são suficientes, possui cadeiras e mesas de madeira bem conservadas e quadro magnético. Contudo a escola é visivelmente organizada, com rampa de acesso a cadeirantes e uma sala reservada ao ensino especial.
O primeiro contato com a escola foi no dia 05 de abril de 2011 para a entrega da carta de apresentação, que contem os dados do estagiário e quais serão seus objetivos no período do estágio, recebida então por Daiane Saneles. Logo após, fui apresentada ao professor Willian F. de Sousa, professor de Língua Portuguesa, onde marcamos uma reunião para que pudéssemos organizar o estágio em uma de suas turmas no dia seguinte. Na reunião do dia 06 de abril de 2011 com o professor Willian F. de Sousa combinamos que o estágio seria na turma de primeiro ano 122 nos dias 25, 26 e 29 de abril no turno da tarde. O assunto escolhido foi “Os Elementos da Comunicação”, o qual abriria o segundo semestre da turma após o “provão” e o feriado prolongado da Semana Santa.
A seguir citarei como ocorreram as intervenções em sala de aula durante o estágio supervisionado:
ü  25.04.2011: como seria o primeiro contato tanto dos alunos como da estagiária com eles, iniciei com minha apresentação e quais eram os objetivos do estágio na turma. Primeiro escrevi o assunto no quadro e pedi para que opinassem se queria a explicação conjunta com o que havia escrito no quadro e sim ocorreu, apesar de não termos concluído o assunto nesse dia. Portanto, a aula inicial resumisse ao ensinamento do assunto exposto o qual servirá de subsídio para as próximas aulas.
ü  26.04.2011: houve o término da apresentação e explicação do assunto e logo propus a resolução de uma atividade envolvendo o assunto determinando 10 minutos para sua conclusão, esse tempo é importante para que não ocorram lacunas no desenvolvimento do plano de aula organizado para ser executado nas 5 aulas. Ao término do tempo iniciamos a correção conjunta do exercício, sempre motivando a participação de todos os alunos fazendo perguntas como “por que...?, será...?, vamos ver se está correto, etc.”, confrontando-os sobre resultado pedindo justificativa para que avaliasse o aprendizado da turma.
ü  29.04.2011: Último dia de estágio foi desenvolvido otimizando a participação em um trabalho em grupo, com 6 a 7 componentes, no qual cada grupo ficou responsável por confeccionar um cartaz utilizando um canal de comunicação (rádio, televisão, carta, diálogo (voz) e telefone) para exemplificar quais elementos eles utilizariam ao praticar a comunicação. Com as devidas orientações os educando iniciaram a atividade com o auxílio dos materiais necessários com base no assunto lecionado. Ao final da atividade de criação teve início a apresentação dos cartazes por cada grupo, nesse momento todos se posicionaram para contemplar as apresentações, inclusive o professor que também estava os avaliando. Durante as apresentações eram feitas perguntas ao grupo, dessa maneira as dúvidas foram sanadas. Ao final o grupo era aplaudido por todos parabenizando assim o resultado obtido com o estágio.
Com a conclusão do estágio obtive o seguinte resultado:
ü  Pontos Negativos: O simples atraso nas entradas em sala de aula do professor de 10 a 15 minutos, a princípio insignificante e comum a outros professores, acarretou na não realização de uma dinâmica de grupo, ocorrendo uma falha no andamento do plano de aula quanto ao tempo disponível para desenvolver as atividades a serem realizadas, contudo esse problema não desqualificou o trabalho da estagiária e foi o único obstáculo encontrado durante o estágio.
ü  Pontos Positivos: Este estágio teve um desenvolvimento diferenciado aos outros porque é o primeiro em que o estagiário pode praticar a futura profissão, pois a tarefa de ensinar e motivar o aluno a estudar e aprender o seu ensinamento requer conhecimento e prática do papel desempenhado pelo professor em sala de aula, necessita de um interesse por parte dos alunos e outro maior pelo futuro professor porque é somente com o tempo que determinará se está pronto ou não para desempenhar esse papel para toda a vida profissional.  Quanto ao envolvimento dos alunos na explicação do assunto, na realização das atividades individuais e em grupo foi muito satisfatório porque pude avaliar o quanto aprenderam, a sua criatividade, até mesmo alunos que aparentemente teriam resistência na execução das tarefas surpreenderam esse quesito.
Contudo, o Estágio Supervisionado em Docência de Língua Portuguesa oportunizou me observar como futura educadora, pontuando a partir da observação de outro professor experiente na área, em quais fatores devo melhorar e em quais tenho um diferencial ou consigo desempenhar bem, antes mesmo de  nunca haver dado aula, podendo assim lapidar os critérios avaliados no decorrer do curso ou quando iniciar a carreira profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário