Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Acadêmica: Elcilane Ramos


Instituto de Ensino Superior do Amapá
Elcilane Gomes Ramos








Relatório De Estágio Supervisionado II:Docência em Língua Portuguesa












Macapá-Ap
2011
                   A escola Estadual Professor Lucimar amoras Del Castilho situada no bairro Santa Rita,que possui uma boa estrutura física foi a escola campo escolhida para realização do estágio supervisionadoΙΙ:Docência em Língua Portuguesa orientado pelo professor Silvio Nazareno Sousa Gomes.Primeiramente as carta de apresentação foi entregue a direção da escola,feito isto,elaborar um plano de aula  que contenha os principais objetivo especifico e gerais que deverão ser alcançados  com a docência,contendo conteúdo e métodos a serem trabalhados.Em uma semana de estágio foram desenvolvida as aulas de Língua Portuguesa na sala do 2ºano do ensino médio na turma 222,onde, o professor observará  alguns elementos avaliativos contidos na folha de avaliação como;domínio de contudo,clareza em sua fala e entre outros.
                    Esta disciplina tem como objetivo mostrar ao acadêmico a prática na sala de aula,oportunizando o desenvolvimento de competência e o exercício das optidões necessárias para o desempenho profissional,além de propiciar ao aluno estagiário uma visão real da situação ensino aprendizagem de Língua Portuguesa em escolas da comunidade,e de ser um componente curricular de suma importância.Nesse processo o professor elaborou um cronograma de datas a serem compridas pela estagiária.Nos seguintes dias 12,13 e15 de abril no segundo turno.
            •No dia 12 ocorreu as duas aulas administrada pela estagiaria,que apresentou um plano de aula ao professor da escola campo,em seguida desenvolvi a aula de Língua Portuguesa com o assunto carta argumentativa,pontuando os principais elemento de uma carta e suas característica,para isto foram utilizados recursos didáticos.
           •No dia 13 os alunos copiaram do quadro o conteúdo sobre a estrutura de uma carta em seguida saíram para o intervalo.
           •No dia 15 o professor Silvio na primeira aula passou um filme sobre bullyng,ao termino do filme os alunos produziram um texto argumentativo colocando seu ponto de vista a favor ou contra da prática do bullyng na escola.
Pontos Negativos
             Apesar de alguns alunos não prestarem atenção no conteúdo repassado nas conversas paralelas o uso de celulares e fone de ouvido dificultando assim o processo de ensino e aprendizado.
             Pode-se observar que durante as aulas alguns alunos  fingem não escutar o que estagiário esta falando,no momento da produção de texto  nem todos concluíram suas atividades.
•Pontos Positivos
              Observa-se nas aulas que a maioria da turma demonstram interesse em aprender a disciplina de Língua Portuguesa,pois os mesmo mostram optidão tanto na escrita como na oralidade,e participaram de forma efetiva nas atividades, tornando as aulas interessante, aproveitáveis e produtiva.
Considerações Finais
               O estágio supervisionado servi como vertentes práticas de curso a ser realizado diretamente em unidades escolares do sistema de ensino,sob forma de uma ação desenvolvida enquanto vivência profissional sistemática,intencional e acompanhada.Ele objetiva um conhecimento do real em situação de trabalho.Revela-se como espaço de construção do professor como sujeito que tem domínio de sua própria pratica e de seu papel social.As atividades de estágio prende que o acadêmico aprimore e amadureça os conhecimentos adquiridos durante a sua formação e formar opiniões por meio de argumentos fundamentados.












Nenhum comentário:

Postar um comentário