Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Acadêmico: Leandro Ramos






RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Acadêmico: Leandro Ramos

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
PROFESSOR: SÍLVIO NAZARENO DE SOUSA GOMES
ACADÊMICO: LEANDRO LUIZ RAMOS DA SILVA
TURMA: 5-LIC-E-N







RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:
DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA

                                             Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado II
como instrumento avaliativo referente ao ano de 2011 sob orientação
do professor Sílvio Nazareno de Sousa Gomes.






MACAPÁ
2011


RELATÓRIO   SOBRE AS AULAS MINISTRADA (PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO).
           As aulas foram ministradas na Escola Estadual Esther da Silva Virgulino, localizada na zona norte da cidade, no bairro São Lazaro. A estrutura da escola é muito boa, é bem grande, tem um amplo estacionamento e uma pequena  praça, possui quadra poliesportiva, refeitório, lanchonete , biblioteca, sala de vídeo ,laboratório de informática e auditório.
          As salas de aulas são muito pequenas para a quantidade de alunos que tem, cada sala têm em media 45 alunos, onde muitos ficam aglomerados por falta de espaço dentro de sala. Algumas salas estão todas com as paredes riscadas e cadeiras velhas, outras possuem ar condicionado e outros só ventiladores antigos, que faz muito barulho, atrapalhando a concentração dos alunos.
         Nas turmas 121, 122 e 124, foram ministradas as aulas de Língua portuguesa, o assunto foi Funções da Linguagem, tinha quadro magnético, era uma sala com bastantes alunos que tinham bastante dificuldade para ficarem quietos, Pois era muita conversa paralela, foi uma aula onde muitos prestarão atenção, a pesar das conversas, todos entenderam muito bem o assunto, depois da explicação foram colocados no quadro os exercícios para os alunos pudessem resolver, alguns resolveram, outros só conversavam.
         As primeiras duas aulas foram ministrada  na turma 121, no primeiro e segundo horário, na sala de aula a professora  a presentou o estagiário a turma , e os alunos se apresentaram cada um , todos falaram sobre suas metas e sonhos e perspectiva de vida e sobre a profissão que cada um desejava seguir depois que se formassem no ensino médio. No decorre foi pedido que os alunos tirassem copia do assunto, pois o mesmo estava em forma de apostila alguns tiraram copias e outros não, por falta de dinheiro. Foi pedido que o representante da turma recolhesse o dinheiro e fosse a sala de Xerox retirar a copia para os colegas, aos alunos  foi dado o tempo de 10 minutos para ler o assunto  ,o assunto dado foi funções da linguagem e suas divisões.na hora da explicação os alunos prestaram bastante atenção  e participaram fazendo perguntas e tirando duvidas que surgiam no decorre da explicação. Depois foi colocado no quadro o exercício para que os alunos resolvessem, foi dado o tempo de 20 minutos para que fosse resolvido, foi feita a correção e quase todos fizeram.
          A terceira e quarta aula foram ministradas na turma 122, na turma as aulas foram muito parecida com as  duas primeiras aulas , com uma pequena diferença que na 122 as conversas eram constante , a professora teve que chamar a aa tenção da turma varias vezes por conta de muita conversa, os alunos dessa turma eram mas desinteressado  e não prestavam muita atenção e vários deles não resolveram o exercício.
          A ultima aula foi ministrada na turma 124, no ultimo horário, já com os alunos aparentemente  cansados e fadigados, muitos não quiseram nem tirar copia da apostila  e nem prestaram atenção a explicação do assunto só pensavam em ir embora, nessa turma tinha muitos alunos e alguns só conversavam e tocavam violão que um aluno  tinha levado para dentro da sala , o assunto não foi todo explicado por falta de tempo devido tecido apenas um horário.
          As aulas foram todas ministradas em um único dia, foi uma experiência boa, pois tive o contato com os alunos e com o ambiente que se vive um professor.

Esse é a escola, Fica  localizada no bairro São Lázaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário