Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

sábado, 25 de junho de 2011

Relatório do Acadêmico Wardson Mendes Pereira Junior


INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
PROFESSOR: SÍLVIO NAZARENO DE SOUSA GOMES
ACADÊMICO: WARDSON MENDES PEREIRA JUNIOR











RELATÓRIO
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II















MACAPÁ
2011

RELATÓRIO RELATIVO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Competente ao acadêmico Wardson Mendes Pereira Junior

Como competência da disciplina de Estágio Supervisionado II, eu, Wardson Mendes Pereira Junior – acadêmico do 5º período de Letras Licenciatura/Espanhol do Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) –, na Escola Lucimar Del Castillo, ministrei aulas para alunos do 3º Ano do Ensino Médio na turma 322 nos dias 12, 14 e 15 de abril de 2011 (duas aulas ao dia).
As aulas aconteceram com o acompanhamento e orientação do Professor Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, sendo, o mesmo, o professor responsável pela matéria de Língua Portuguesa na escola onde ocorreu o estágio.
As aulas por mim operadas tinham como tema central a Semântica da Língua Portuguesa; Logo, seus sub-temas foram divididos entre as aulas de acordo com as interligações principais existentes entre eles, explicitando suas semelhanças e oposições. Com isso, visei conseguir uma melhor compreensão dos alunos e um aproveitamento maior do tempo usado. Os itens foram trabalhados mediante o uso de charges, imagens, textos literários, músicas, e vídeos. Sob o desígnio de “ilustrar” melhor o aprendizado do assunto proposto. O material foi preparado cuidadosamente para o estágio sendo todo ele aprovado pelo professor/orientador referenciado.

O Plano de Aula:
O plano de aula que propus foi todo elaborado sob o objetivo desejado: fazer da sala de aula um lugar mais dinâmico e diferenciado, claro que visando principalmente o ensino/aprendizagem. Pensado nisso busquei alternativas paradidáticas, escolhas estas que pudessem chamar mais a atenção do aluno para o estudo proposto, a semântica. Seguiram-se, com essa mesma atenção, os recursos didáticos, as metodologias, a avaliação e os outros seguimentos abordados no plano de aula.
OBS.: Apesar de compreender que excedi um pouco no uso desses recursos paradidáticos, recomendo, veemente, aos futuros professores que vejam, ao menos, nesse modelo de didática uma alternativa de ensinar e mudar o hábito geralmente mais que exaustivo empregado nas instituições de ensino fundamental e médio.

As Aulas Ministradas:
O primeiro dia de aula (12 de abril) foi teoricamente como esperado, porém na prática não se obteve o paralelo desejado. São complexas e múltiplas as razões norteadoras para o resultado inesperado: as variadas reações e relações dos alunos para comigo, como estagiário, e as minhas para com eles, como alunos; o ambiente secundar; entre outros relevantes mais. Contudo, em suma, a aula proporcionou uma aprendizagem significante para os alunos, o que pude perceber nos outros encontros quando referia-me ao assunto exposto anteriormente.
O segundo dia (14 de abril), porém, foi uma experiência diferente em relação ao dia anterior, pois houve uma maior interação entre professor, aluno e didática, no que diz respeito ao ensino/aprendizagem. Consequentemente, o educando teve um maior aproveitamento do estudo repassado.
No terceiro e ultimo dia (15 de abril), a relação em sala de aula se desenvolveu mais ainda. A prática faz o bom professor, eu diria. Os alunos mostraram-se mais interessados pelo assunto e mais presentes nas atividades propostas. A aula teve suas atribulações, mas isso, para mim, como futuro professor, são experiências construtivas. Pois, sem o erro ninguém pode saber o que é certo.
Baseando-me nisso, acredito que o erro ocorrido no primeiro dia me proporcionou a crescer como estagiário/professor, ajudando-me a melhorar nas consecutivas aulas ministradas.

O Espaço Escolar:
A Escola Lucimar Del Cartillo, em aspecto físico, retém uma boa estrutura: é dividida em blocos e em dois andares, onde são distribuídas as salas de aula, a sala dos professores, a diretoria e secretaria. Além de ter uma sala de multimídia impecável e um acervo de livros notável. Porém, referindo-se especificamente a algumas salas de aula, o ambiente onde os alunos estudam não tem capacidade receptiva adequada para atendê-los, observado que lhe falta uma estrutura apropriada para um ensino apropriado.
Em síntese, a escola, como instituto educacional, apresenta uma estabilidade reconhecível, tem suas peculiaridades respeitadas pelas pessoas do meio social ao qual atende. Claro, com algumas oscilações pouco relevantes que não ofuscam o objetivo central da escola: o ensinar.
A experiência proporcionada pelo Estágio Supervisionado II foi de suma importância para o meu crescimento profissional (e pessoal), visto que me explicitou “facetas” do ensino as quais não percebia anteriormente. Erros e acertos memoráveis e exempláveis. Um pouco do que enfrentarei como professor de Língua Portuguesa.
Os obstáculos são feitos para serem ultrapassados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário