Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Relatório da acadêmica Edilene Teodoro

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
SÍLVIO NAZARENO DE SOUZA GOMES













EDILENE DE SOUZA TEODORO
5º SEMESTRE


















Macapá
2011


RELATÓRIO TEÓRICO-PRÁTICO

O Estágio Supervisionado II: Docência em Língua Portuguesa realizado sob a orientação do Professor Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, aconteceu durante o primeiro semestre de 2011, na Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, com o objetivo de vivenciar, atuar, observar, interagir com a atual realidade escolar, que sem dúvidas me proporcionou grandes experiências as quais certamente irei aproveitar quando tiver a oportunidade de estar atuando dentro de sala de aula, consistindo num marco para a minha trajetória acadêmica, proporcionando a extensão do Instituto de Ensino Superior do Amapá com a comunidade local. Este se tratou de uma experiência pragmática que proporcionou um momento de inserção na realidade do profissional da educação, permitindo o confronto entre a teoria e a prática subjacentes ao contexto escolar.
Diante do exposto, o trabalho se desenvolveu por intermédio da convivência em uma Escola Pública de Macapá, onde foi possível interagir de forma significativa na rotina escolar, sendo fonte rica de experiência para meu constante aperfeiçoamento profissional.
Assim, a partir de minha inserção na escola, foi realizado o período de estágio na Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, exatamente entre os dias 12 a 15 de abril de 2011, incluindo docência dentro de sala de aula, analise do desempenho dos alunos, investigações do cotidiano escolar, realização de uma dinâmica envolvendo a participação dos alunos. O conteúdo que eu trabalhei com os alunos foi a Descrição.
No primeiro dia de estágio (dia 12/04) inicialmente realizei uma dinâmica que envolveu a participação dos alunos, onde propus uma breve introdução ao conteúdo que eu desenvolveria. Pedi que os alunos fizessem uma pequena descrição de temas como: família; hábitos particulares; preferências; escola... Logo após essa atividade iniciei o conteúdo, e o expliquei em seguida. Neste primeiro dia a impressão que tive foi que estava em um lugar onde jamais me sentiria a vontade para trabalhar, já que os alunos estavam um pouco agitados, dificultando assim um pouco do meu controle sobre a classe.
No segundo dia de estágio (dia 13/04) continuei e finalizei o conteúdo programado. Tirei algumas dúvidas dos alunos, e apliquei um exercício de fixação, onde todos foram bastante participativos, fizeram a atividade proposta e eu as corrigi. Neste segundo dia tive um controle maior sobre a classe, conquistei o respeito deles e desta forma a aula foi bem mais produtiva, fazendo com que eu mudasse a opinião sobre a vida de um professor que tinha formado na aula anterior.
No terceiro e último dia de estágio (dia 15/04) foi uma aula bem descontraída. Pedi que os alunos fizessem uma descrição sobre o melhor de cada um, em seguida pedi que eles dessem os textos que haviam criado para a pessoa que eles achavam que mereciam o melhor deles. Com essa atividade finalizei meu estágio com chave de ouro.
Em relação ao espaço físico da sala de aula, posso afirmar que está dentro dos padrões das escolas públicas amapaenses, já que a sala é bem ventilada e oferece espaço adequado para que alunos e professores sintam-se confortáveis propiciando um melhor nível de ensino-apredizagem.
Por tanto, este relatório é composto de relatos dessa minha experiência na escola, no período de estágio referido, associada aos assuntos presentes na rotina escolar, esclarecendo os pontos mais importantes da atividade prática, tendo como finalidade apresentar como se estabeleceu a execução do Estágio Supervisionado II, um momento primordial de aprendizagem e construção de novas concepções a respeito da realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário