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Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

sábado, 25 de junho de 2011

Relatório de Estágio Acadêmico Rodrigo dos Santos Jansen Rodrigues

Instituto de Ensino Superior do Amapá
Curso de Licenciatura em Letras
Estágio supervisionado II
Professor: Silvio Nazareno de Souza Gomes
Acadêmico: Rodrigo dos Santos Jansen Rodrigues
Turma: 5 lic-E



Relatório de Estágio

As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Este relatório tem por objetivo apresentar a minha experiência vivenciada durante o período de estágio que ocorreu na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, na turma 2142 sob a avaliação da Professora Marcilene da Silva Cardoso e orientação do professor Silvio Nazareno de Souza Gomes.
A Escola Estadual Prof. Gabriel Almeida Café, situada à Av. FAB, n.º 91, nesta cidade de Macapá, foi criada pela Associação Comercial do Amapá, em 12 de Setembro de 1949 com denominação de Escola Técnica de Comércio do Amapá e autorizada a funcionar em 12 de dezembro de 1952 pela Portaria n.º 1084 do então Ministério de Estado da Educação e Saúde, tendo como órgão mantenedor da própria Associação. Em 25 de março de 1950 iniciou suas atividades no prédio da então Escola Industrial de Macapá, com o objetivo de formar Técnicos em Contabilidade. Em1956 mudou-se para as instalações da antiga Escola Normal de Macapá, onde permaneceu até 1960. De 1960 a 1964 funcionou provisoriamente no antigo prédio do Palácio do Governo na Praça Veiga Cabral. De 1964 a 1969 no prédio da Prelazia de Macapá, ainda como instituição particular. Com a implantação da Reforma de Ensino através da Lei de Diretrizes e Bases n.º 4024/61 a Escola Técnica de Comércio do Amapá passou a denominar-se Colégio Comercial do Amapá. Em 28 de dezembro de 1982, passa a chamar-se Escola Comercial Professor Gabriel Almeida Café, conforme Portaria n.º 0630/82-SEEC, em homenagem ao seu idealizador. Em 27 de dezembro de 1993 a Lei n.º 0138 autorizou o Poder Executivo do Estado do Amapá efetuar mudanças na denominação das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, passando então a chamar-se com o nome atual. Possui uma boa estrutura com laboratório de informática com cerca de 20 computadores, biblioteca com um considerável acervo, auditório amplo e climatizado, sala de vídeo confortável, quadra poli esportiva e Cantina.
Tive a oportunidade de estagiar na turma 2142, uma turma do 2º ano do ensino médio, no turno da tarde, uma turma de 38 alunos com a predominância de mulheres. Foram cinco aulas de cinqüenta minutos cada, durante esse período trabalhei o conteúdo o estudo das classes gramaticais: substantivo, adjetivo, pronome, artigo e numeral, utilizando como referencia bibliográfica o livro - PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO (Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete Abaurre, Marcela Pontara – Editora Moderna), o qual possui uma abordagem simples de fácil entendimento e muito atualizado.

O conteúdo foi apresentado através da análise de matéria de jornal e letras de músicas para que o aluno pudesse identificar as diversas classes gramaticais e o sentido que cada um tem contribuindo para o entendimento e interpretação desses textos. Após isso foi aplicado exercícios para que pudesse avaliar o entendimento da turma como um todo, o resultado deixou-me bastante satisfeito haja vista após a correção dos exercícios notei que a média da turma alcançou um percentual de 70% de acertos. Os alunos comportaram-se muito bem, prestando atenção nas explicações e resolvendo o exercício, em alguns momentos as conversas e o barulho tiveram que ser repreendidos por mim, porém de modo geral fui muito bem recebido.
Essa experiência de regência foi muito marcante, pois foi o primeiro contato com a realidade escolar, o estágio supervisionado é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, além de ser um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade. A formação docente se dá pela prática em sala de aula, a partir da relação feita entre teoria e prática e na reflexão diária de seu exercício. Portanto, o estágio supervisionado pode contribuir diretamente no processo de formação dos educadores, pois através dele o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em contato com sua área de atuação, refletindo sobre a sua prática, na busca de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

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