Instituto de Ensino Superior do Amapá
Curso de Licenciatura em Letras
Estágio supervisionado II
Professor: Silvio Nazareno de Souza Gomes
Acadêmico: Rodrigo dos Santos Jansen Rodrigues
Turma: 5 lic-E
Relatório de Estágio
As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Este relatório tem por objetivo apresentar a minha experiência vivenciada durante o período de estágio que ocorreu na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, na turma 2142 sob a avaliação da Professora Marcilene da Silva Cardoso e orientação do professor Silvio Nazareno de Souza Gomes.
A Escola Estadual Prof. Gabriel Almeida Café, situada à Av. FAB, n.º 91, nesta cidade de Macapá, foi criada pela Associação Comercial do Amapá, em 12 de Setembro de 1949 com denominação de Escola Técnica de Comércio do Amapá e autorizada a funcionar em 12 de dezembro de 1952 pela Portaria n.º 1084 do então Ministério de Estado da Educação e Saúde, tendo como órgão mantenedor da própria Associação. Em 25 de março de 1950 iniciou suas atividades no prédio da então Escola Industrial de Macapá, com o objetivo de formar Técnicos em Contabilidade. Em 1956 mudou-se para as instalações da antiga Escola Normal de Macapá, onde permaneceu até 1960. De 1960 a 1964 funcionou provisoriamente no antigo prédio do Palácio do Governo na Praça Veiga Cabral. De 1964 a 1969 no prédio da Prelazia de Macapá, ainda como instituição particular. Com a implantação da Reforma de Ensino através da Lei de Diretrizes e Bases n.º 4024/61 a Escola Técnica de Comércio do Amapá passou a denominar-se Colégio Comercial do Amapá. Em 28 de dezembro de 1982, passa a chamar-se Escola Comercial Professor Gabriel Almeida Café, conforme Portaria n.º 0630/82-SEEC, em homenagem ao seu idealizador. Em 27 de dezembro de 1993 a Lei n.º 0138 autorizou o Poder Executivo do Estado do Amapá efetuar mudanças na denominação das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, passando então a chamar-se com o nome atual. Possui uma boa estrutura com laboratório de informática com cerca de 20 computadores, biblioteca com um considerável acervo, auditório amplo e climatizado, sala de vídeo confortável, quadra poli esportiva e Cantina.
Tive a oportunidade de estagiar na turma 2142, uma turma do 2º ano do ensino médio, no turno da tarde, uma turma de 38 alunos com a predominância de mulheres. Foram cinco aulas de cinqüenta minutos cada, durante esse período trabalhei o conteúdo o estudo das classes gramaticais: substantivo, adjetivo, pronome, artigo e numeral, utilizando como referencia bibliográfica o livro - PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO (Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete Abaurre, Marcela Pontara – Editora Moderna), o qual possui uma abordagem simples de fácil entendimento e muito atualizado.
O conteúdo foi apresentado através da análise de matéria de jornal e letras de músicas para que o aluno pudesse identificar as diversas classes gramaticais e o sentido que cada um tem contribuindo para o entendimento e interpretação desses textos. Após isso foi aplicado exercícios para que pudesse avaliar o entendimento da turma como um todo, o resultado deixou-me bastante satisfeito haja vista após a correção dos exercícios notei que a média da turma alcançou um percentual de 70% de acertos. Os alunos comportaram-se muito bem, prestando atenção nas explicações e resolvendo o exercício, em alguns momentos as conversas e o barulho tiveram que ser repreendidos por mim, porém de modo geral fui muito bem recebido.
Essa experiência de regência foi muito marcante, pois foi o primeiro contato com a realidade escolar, o estágio supervisionado é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, além de ser um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade. A formação docente se dá pela prática em sala de aula, a partir da relação feita entre teoria e prática e na reflexão diária de seu exercício. Portanto, o estágio supervisionado pode contribuir diretamente no processo de formação dos educadores, pois através dele o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em contato com sua área de atuação, refletindo sobre a sua prática, na busca de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
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