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sábado, 25 de junho de 2011

Relatório da Acadêmica Veranice Silva Dos Santos


INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
VERANICE SILVA DOS SANTOS




















RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
























MACAPÁ
2011
VERANICE SILVA DOS SANTOS





















RELATÓRIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA







Trabalho apresentado como requisito avaliativo do Estágio Supervisionado II: docência em Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) do Instituto de Ensino Superior do Amapá, sob a orientação do Professor Silvio Nazareno de Souza Gomes.











MACAPÁ
2011
RELATÓRIO

A Escola Estadual Professor Lucimar Amoras de Castillo, está localizada no município e Macapá, Estado do Amapá, situada no bairro São Camilo. A escola funciona nos horários: manhã, tarde e noite, com ensino fundamental e médio. Ficaram disponíveis os dias 19, 20 e 26 de abril para o estágio, com a orientação do professor de Língua Portuguesa, Silvio Gomes, na turma 232 do 2º ano, em uma sala com o número de alunos adequado ao espaço da sala de aula, com 1 (um) quadro magnético e boa ventilação. Em nenhum momento houve problemas com corpo docente da escola no que diz respeito ao desenvolvimento do estágio.
Nos dia 19, 20 e 26 de abril de 2011, sob a orientação do professor da escola, Silvio Gomes, fui escalada para estagiar seguindo a programação já imposta pela escola e pelo professor, o que daria continuidade ao cronograma que estava em andamento com a turma. Iniciei a aplicação das atividades sobre orientação do mesmo, trabalhando com os alunos o assunto “As Variações linguísticas”.
No dia 19 de abril de 2011, das 15h10min as 17h10min, o primeiro dia marcado para o início do estágio, a escola Lucimar estava desenvolvendo junto com seus alunos e professores o provão, que é aplicado todo ano na escola para medir o nível de conhecimento de seus alunos em relação a seu desempenho frente às provas de vestibular. O que leva professores e direção escolar a acompanhar de perto a produtividade e nível de aprendizagem de seus alunos.
Com o ocorrido, não foi possível desenvolver o que estava programado para o estágio, porém, tive a chance de acompanhar de perto o desenvolvimento desse processo, que foi algo muito importante para mim e para a educação que pude presenciar. Acompanhei no dia, toda a aplicação e a seriedade com que o mesmo é levado. O provão terminou às17h10min e junto com o professor Silvio Gomes e mais uma estagiária, podemos fazer as correções das provas. Nesse processo, podemos medir a qualidade do ensino desses alunos, que em minha opinião foi muito boa.
Como o provão não é possível de ser aplicado em apenas um dia, no dia 20 a escola continuou a aplicação do mesmo, mas de modo algum esta intervenção foi prejudicial para meu estágio. Volto a ressaltar que aprendi muito e, uma das coisas que observei é que alguns alunos são ótimos em certas matérias e em outras nem tanto. E a meu ver, pra que esse quadro mude o professor que perceber através das notas do provão, que o aluno, por exemplo, se sai bem em sua matéria e não tão gratificante na outra, deva incentivar esse aluno a se esforçar mais nas outras disciplinas. Pois, com certeza ele é capaz e só irá aprimorar mais seus conhecimentos.
No dia 26 de abril de 2011 das 15h10min às 17h10min, tive a oportunidade de desenvolver minha aula junto à turma 232, ao entrar em sala, entreguei minha fixa de avaliação ao professor e meu plano de aula pra que o mesmo pudesse acompanhar e saber quais objetivos pretendia alcançar. Apresentei-me a turma em seguida expliquei o assunto que iriamos abordar, que era “As Variações linguísticas” e perguntei se eles já haviam estudado ou ouvido falar do assunto em pauta, o qual responderam que não.
Utilizei o quadro magnético para escrever o assunto e os alunos copiaram. É claro que assim como em quaisquer outras escolas, alguns não estavam com vontade de escrever, até que o professor falou que esse seria um importante assunto e que precisariam acompanhar, pois iriam precisar em um segundo momento. Expliquei o assunto, fiz perguntas e os mesmos colaboraram sem nenhuma objeção, os alunos então tiveram que sair para o intervalo e retornarem a sala.
Ao voltar à sala, terminei de copiar e voltei a explicar para que todos compreendessem melhor o assunto. Pelo fator tempo, que estava se esgotando, o texto que preparei para a fixação do assunto não foi possível trabalhar, porém, como havíamos trabalhado nas variações linguísticas as gírias e jargões, escrevi para eles algumas frases com jargões profissionais para que pudessem identificar a que profissão pertencia.
Propus também como exercício de verificação as gírias atuais, que circulam entre os jovens e as que já caíram em desuso, para que o aluno as identificasse, foi então que tive a oportunidade de mostrá-los como e porque surgiram as gírias, por eles muito usadas, e também conheci e aprendi outras com eles, giras que não eram de meu conhecimento. Foram com essas produtivas experiências para minha carreira profissional, que conclui às cinco horas aulas exigida pelo estágio supervisionado de docência em Língua Portuguesa.

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