Quem sou eu

Somos acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Letras e Espanhol do IESAP.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Acadêmica: Rosiany Gurjão



Relatório de Estágio Supervisionado

No dia 27 de Abril de 2011, eu, acadêmica Rosiany Farias Gurjão do 5º período do curso de Letras/Espanhol do Instituto de Ensino Superior do Amapá – IESAP iniciei à prática em sala de aula, ministrada pelo professor Sílvio Nazareno de Souza Gomes na disciplina de Estágio Supervisionado I: Docência em Língua Portuguesa. O intuito desta disciplina é proporcionar aos estudantes de Letras e futuros professores um contato imediato com a profissão através da observação e atuação em campo que será exposto diante da produção de relatórios servindo de base para a realização do referido trabalho.
As atividades foram orientadas pelo professor que apontou aos alunos do curso de letras espanhol a realizar a tarefa de prática pedagógica nas escolas de ensino médio da rede pública na cidade de Macapá ou Santana, ministrando-as na matéria de língua portuguesa, por isso, a escola escolhida por mim foi a Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castilho. Portanto, foram feitas observações na turma trabalhada do 2° Ano do Ensino Médio a fim de cogitar e analisar como os alunos estão diante do processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa.

          Vale ressaltar o histórico da Escola Estadual
Professor Lucimar Amoras Del Castilho, localizada na Av. Cora de carvalho. Antes de sua fundação a mesma funcionou na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do estado do Amapá com a denominação de Escola Monteiro Lobato.
A filosofia no Projeto Político Pedagógico da escola fundamenta-se em contribuir na formação integral do ser humano, oportunizando-os a desenvolver-se intelectualmente, reconhecer como pessoa, ser social, afetivo e político, como sujeito histórico-cultural e como cidadão do momento presente.
A Escola possui 14 salas de aulas, 05 banheiros, Multivídeos: 1 UED, 01 laboratório de ciências, TV Escola, sala de leitura e Biblioteca, Secretaria Escolar, Secretaria Administrativa, Coordenação Pedagógica e sala dos professores.
            No proceder desse período em sala de aula, foi trabalhado o seguinte tema: Gênero Textual- Notícia e após foi estabelecido atividades relacionadas ao tema com o uso dos materiais utilizando jornais, revistas e amostras de vídeos com notícias jornalísticas, além de tesouras, cola, pincéis de colorir e cartolinas diversas.
Contudo os alunos analisaram, observaram e compreenderam o assunto que já era do conhecimento de todos, passando assim a ser um grande proveito perante aos trabalhos elaborados e apresentados por eles em grupo, havendo uma socialização sobre o assunto Bullying exposto em cada tarefa.

Foi muito gratificante ter esses momentos com o educando, pois, além da experiência e conhecimento adquirido neste trabalho, acrescentou-se também o respeito, a compreensão e interação diante dos alunos que ali se dispuseram a colaborar com meu esforço e dedicação a prática em sala de aula.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário